Skip to main content

No passado dia 4 de junho comemorámos o lançamento oficial da plataforma SIBS ESG. Na sessão inaugural, a CEO, Madalena Cascais Tomé realçou: “Mais do que transição ESG, é uma verdadeira transformação ESG”. Também destacou como a integração das práticas ESG facilita às empresas a mitigação de riscos, o cumprimento de exigências regulamentares e a promoção de inovação. Pedro Miranda, diretor-geral da SIBS Processos, apresentou a plataforma, que é gratuita e já suporta o auto-registo de empresas, possibilitando-lhes o acesso a um auto-diagnóstico ESG e, em simultâneo, a partilha desses dados com os bancos de forma unificada, em função do consentimento dado.

O evento contou com a presença de diversos intervenientes de destaque. No painel “A importância do setor financeiro como motor de transformação ESG”, moderado por Margarida Couto, da Vieira de Almeida Sociedade de Advogados (VdA), participaram João Oliveira e Costa (Banco BPI), José Miguel Pessanha (Millennium BCP), Luísa Soares da Silva (Novo Banco), Licínio Lima (Crédito Agrícola), Miguel Belo Carvalho (Banco Santander), Miguel Namorado Rosa (CGD) e Pedro Leitão (Banco Montepio). Todos sublinharam a relevância da informação ESG na concessão de crédito e a imperiosa necessidade as PME adotarem estratégias de sustentabilidade.

Além disso, representantes de empresas e associações marcaram presença neste evento. Foi o caso de: Catarina Paiva (Turismo de Portugal), Gonçalo Lobo Xavier (APED), Ricardo Silva (Skypro) e Nuno Gonçalves (IAPMEI) num debate moderado por Filipa Pantaleão (BSCD) sobre os desafios e oportunidades da sustentabilidade no contexto empresarial.

Desde a sua disponibilização, mais de 100 empresas já se associaram ao SIBS ESG, evidenciando o impacto positivo desta plataforma na transição para práticas empresariais mais sustentáveis e responsáveis.